sexta-feira, 19 de junho de 2009

EUROPA SE FRAGMENTA EM ALIANÇAS

AS NAÇÕES EUROPÉIAS REALIZAM, DESDE O FINAL DO SÉCULO XIX, UM GRANDE NÚMERO DE ALIANÇAS PARA POLARIZAR AS DISPUTAS ECONÔMICAS

Os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares com o objetivo de protegerem os seus interesses em terras estrangeiras além de novos mercados e questões militares a fim de impedir também, que um único país tenha o domínio econômico e político da região e do mundo.
As duas principais alianças são a Tríplice Aliança, formada pela Alemanha, Itália, e Império Austro-Húngaro e a tríplice Entente, com a França, Reino Unido e Rússia.
Por meio de protocolos secretos, ficou acertado que se um dos três participantes de cada aliança for atacado, os outros dois contribuíram para a sua defesa.
(Victor, Jussara e Wagner - 8ªC)

AS ALIANÇAS JÁ ESTÃO FORMADAS A ESPERA DA GUERRA


A EUROPA JÁ SE MOBILIZOU FORMANDO A TRÍPLICE ALIANÇA E A TRÍPLICE ENTENTE

Os países europeus, na tentativa de protegerem seus interesses - unem esforços em duas grandes alianças: A Tríplice Aliança, formada pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália-, e a Tríplice Entente composta por Inglaterra, França e Rússia.
Após muitas negociações e protocolos secretos e por meio de acordos militares, ficou estabelecido que caso cada um dos países seja atacado, os outros dois fornecerão reforços e contribuiram para sua defesa. Da mesma forma, eles se uniram para um eventual ataque.
Os países que formam as Alianças têm os mesmos interesses e idéias e unindo-se, se fortalecem.

(Judith, Ligia e Myrna 8ªC)

ASSASSINATO DÁ INÍCIO A GUERRA DE MOVIMENTO

ASSASSINATO DO ARQUIDUQUE É O ESTOPIM DA GUERRA

Após o assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro, o Arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, por um jovem sérvio, o governo austríaco envia um ultimato à Sérvia, com pesadas exigências. Diante da recusa da Sérvia em aceitar às condições impostas pelo império austro-húngaro, os países europeus começam a se mobilizar e dão início ao conflito, de grandes proporções, que está sendo chamado de “A Grande Guerra”. Este conflito se inicia com a Alemanha declarando guerra á Rússia e a França declarando guerra à Alemanha.
O início da Grande Guerra é marcada pela Guerra de Movimento, tática pela qual um país invade o outro com os seus armamentos e com a marcha dos exércitos.





Princip Gavrillo, estudante
sérvio que assassinou Francisco

Ferdinando e sua esposa














marcha dos soldados





(Judith, Lígia, Myrna - 8ªC)

GUERRA DE TRINCHEIRAS: UMA NOVA TÁTICA

Guerra de Trincheiras, uma nova tática de combate criada pelos alemães
O comandante alemão General Erich Von Falkenhayn criou uma nova estratégia contra os avanços das tropas francesas e inglesas: as trincheiras. Ele ordenou que seus soldados cavassem buracos no chão entre as fronteiras da Bélgica e França para se protegerem.
Sem nenhuma proteção as trincheiras enchem de sujeira e sob a chuva ficam alagadas, propiciando o aparecimento de ratos, insetos e parasitas transmissores de várias doenças.
Com o surgimento das trincheiras surgiu também a “ Terra de Ninguém”. Terra de Ninguém é o terreno entre duas trincheiras inimigas, cuja distância entre elas é de aproximadamente 230 metros e é cercada de arame farpado.
É muito difícil para os soldados atravessarem a Terra de Ninguém, pois têm que tomar cuidado para não pisar nas minas e nas metralhadoras, além da quantidade imensa de arame farpado.
(Larissa, Nathalia, Nicolly, Vanessa - 8ª A)

EUA DEIXAM A NEUTRALIDADE E PARTICIPAM ATIVAMENTE DA GUERRA

EUA ROMPEM RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM A ALEMANHA

Ao iniciar uma estratégia de guerra submarina irrestrita, impedindo que navios americanos chegassem à Europa, os alemães apostaram que os Estados Unidos continuariam a manter uma política de neutralidade em suas relações diplomáticas com a Alemanha. Porém na defesa de acordos comerciais, principalmente com a Inglaterra e a França, os Estados Unidos acabaram por ter que tomar partido no conflito e ingressaram com toda a força, na Tríplice Entente.
Com um exército formado por tropas bem armadas e descansadas, além de fortes recursos econômicos, a entrada dos EUA pode desequilibrar o conflito.

(Alessandra, Estela, Gabriel, Jonathan R. -8ª C )

A ENTRADA DOS EUA NA GUERRA

GOVERNO AMERICANO TRAÇA PLANO PRA SE DAR BEM NA GUERRA
















Desde o início da guerra, os EUA se mantiveram afastados dos confrontos bélicos, mesmo sendo aliados comerciais e políticos dos países da Tríplice Entente.
Porém, após o afundamento de navios americanos pelos submarinos alemães e a possibilidade de derrota dos aliados na guerra, mudou sua estratégia.
Essa mudança está ligada às perdas financeiras que os EUA teriam caso a Alemanha vença a guerra e os países da Entente não venham pagar suas dívidas com o governo e os empresários americanos.
Para que seu objetivo seja alcançado os Americanos estão implementando estratégias preventivas, ou seja, atacam antes de serem atacados. Até agora o saldo das intervenções americanas é positivo.

( Gabriel, Alessandra, Estela e Jonathan – 8ªC )

NORTE-AMERICANOS MUDAM OS RUMOS DA GUERRA

ESTADOS UNIDOS ACABAM DE ENTRA NA GUERRA

Os Estados Unidos da América, que vinham se posicionando de forma neutra em relação ao conflito mundial, acabam de entrar na guerra ao lado de seus parceiros econômicos, a Tríplice Entente.
Para muitos especialistas esta decisão está relacionada às últimas derrotas da França e da Inglaterra frente a ofensiva alemã e a possibilidade da ruína dos países que compõem a Tríplice Entente, impedindo que paguem suas dividas com empresários americanos e com o Próprio governo.
Outro fato decisivo foi o ataque aos submarinos americanos. Procurando desgastar seus adversários, a Alemanha ordenou que seus submarinos atacassem qualquer navio mercante que navegasse em direção aos países aliados, impedindo dessa forma, que os americanos entregassem alimentos, armas e munições.











(Alan, Davidy, Marcius - 8ªC)

ALEMANHA HUMILHADA

OS VENCEDORES DO CONFLITO OBRIGAM A ALEMANHA A ASSINAR O TRATADO DE VERSALHES
A guerra acabou! Os vencedores foram os países ligados à Tríplice Entente, que elaboraram vários documentos chamados de “tratados de paz”. Esses documentos tinham o objetivo de punir os países perdedores, pertencentes à Tríplice Aliança.
O tratado de paz mais importante foi assinado em Versalhes, na França e por isso vai levar o nome. Elaborado pelos três grandes líderes mundiais,Wilson-EUA, Lloyd George-Grã-Bretanha e Clemenceu-França, o documento considera a Alemanha a única responsável pela eclosão da guerra.
Os alemães foram obrigados a assinar o documento que foi criado com o objetivo de impor obrigações sociais, políticas e econômicas à Alemanha. Entre elas o pagamento de pesadíssimas reparações de guerra, fortes restrições militares (proibição do serviço militar obrigatório), perdas de todas as colônias na Europa, sendo a principal na região de Alsácia - Lorena que será restituída á França, entre outras.







os alemães protestam:
"Tratado ou Ditado de Versalhes?


(Tamires e Liliam - 8ª C)

TRATADO DE VERSALHES: UM GOLPE NA ECONOMIA ALEMÃ

A ALEMANHA É OBRIGADA A ASSINAR O TRATADO DE PAZ COM DURAS IMPOSIÇÕES




presidentes dos países vencedores








Um dos tratados de paz mais importantes do pós-guerra acaba de ser assinado em Versalhes.
De acordo com este documento, a Alemanha é considerada a grande responsável pela Guerra e por suas conseqüências devastadoras.
Os vencedores se reuniram em Versalhes e “obrigaram” a Alemanha a assinar o tratado, elaborado por seus chefes militares e políticos: Wilson, dos EUA, Lloyd George da Grã-bretanha e Clemenceau da França. O documento impõe severas obrigações sociais, políticas, militares e econômicas aos perdedores, principalmente à Alemanha, dentre as quais se destacam: o pagamento de pesadíssimas reparações de guerra, perda de todas as colônias e de vários territórios alemães anexados ao Império, durante suas vitórias na guerra (principalmente a região da Alsacia-Lorena, que será devolvida à França). Além disso, a Alemanha não pode mais possuir serviço militar obrigatório e tem que limitar o número de soldados do exército à 100 mil homens.


Charge: alemães não se conformam com a decisão










(Cristiany, Iris, Ximena - 8ª C)


GUERRA ALTERADA O PERFIL DO MUNDO

A GRANDE GUERRA PROVOCA UMA SÉRIE DE ALTERAÇÕES NOS QUADROS POLÍTICOS, GEOGRÁFICOS E ECONÔMICOS

refugiados da guerra











A guerra provocou uma progressiva degradação dos ideais liberais e democráticos, particularmente na Itália e na Alemanha. Em contrapartida, favoreceu o fortalecimento das paixões, sentimentos nacionalistas e das ideias autoritárias.
Após o seu fim, a guerra continua provocando o aumento do desemprego na Europa, pois centenas de fábricas de materiais bélicos, estão sendo desativadas e milhões de soldados dispensados.
Com o desmembramento do Império Austro-Húngaro, surgem novas nações, a Hungria, a Iugoslávia a Tchecoslováquia e a Polônia.
O Iraque, a Síria e a Palestina deixaram de pertencer ao Império Otomano e tornaram-se Protetorados britânico e francês (Síria).
Nesse quadro, a Rússia, que saiu da guerra antes do seu fim oficial, devido aos rumos da Revolução Russa e a Alemanha, por ter sido considerada a culpada pela Grande Guerra, estão sendo excluídas do círculo das grandes nações.

( Íris, Cristiany e Ximena, 8ªC )

O NOVO EQUILÍBRIO DO MUNDO

A GUERRA PROVOCOU O DECLÍNIO DA EUROPA E A ASCENSÃO DOS ESTADOS UNIDOS

A desmobilização européia durante a guerra provocou o aumento do desemprego na Europa, pois as centenas de fábricas que se voltavam à produção de materiais bélicos foram desativadas e milhares de pessoas dispensadas.
No campo das idéias políticas, houve uma grande desmoralização das idéias democráticos particularmente na Itália e na Alemanha, que se encaminham para uma tendência totalitarista.
Diante dessa situação, emergem os Estados Unidos como uma grande potência mundial, já que se transformou no grande credor da Europa durante a guerra.




( Lílian, Tamires - 8ªC)












Alunos da 8ªC

Parabéns!!